Uma obra da Igreja

"A Fraternidade São Pio X é uma obra da Igreja. Nasceu providencialmente na Igreja e para a Igreja." Mas nasceu nas circunstâncias específicas em que a Igreja se encontra hoje.

Um trabalho hierárquico

Como obra da Igreja, a Fraternidade reconhece o Papa Francisco como o papa da Santa Igreja Católica e promete obediência ao Pontífice Romano em todos os seus atos legítimos.

Adere

com todo o seu coração e com toda a sua alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições essenciais para a preservação dessa mesma fé e à Roma eterna, mestra de sabedoria e da verdade".

Por outro lado, recusa-se

e sempre se recusou a seguir a Roma da tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II e também apos o Concílio em todas as reformas que dele resultaram."

Um trabalho estruturado

A estruturação prática da Fraternidade segue os seus estatutos, que foram reconhecidos e elogiados pela Igreja. Estes estatutos são todos destinados à santificação do sacerdote e fornecem as diretrizes e orientações que os seus membros se empenham a seguir. Assim, através da sua vida comum, divididos em priorados, os membros encontram "um ambiente de fé, oração e de caridade fraterna".

Um trabalho apostólico

"A Fraternidade é essencialmente apostólica". Os seus membros, quando não se estão a dedicar à formação de futuros sacerdotes nos seminários, dedicam-se ao serviço dos fiéis nas capelas, nas escolas, nas missões e nas obras do apostolado.                                                                                                                           

Temos apenas um desejo, que é de formar padres católicos porque a Igreja Católica não pode continuar sem sacerdotes. Não temos outra ambição senão ser capaz de exprimir com o nosso último suspiro que contribuímos para a edificação da Igreja e não para a sua destruição. "